My Visitor's Origins ;)

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Afilhados = Orgulho...

Absolutamente surreal…

Tanto tempo passou e até então deixei de parte o meu mundo…o MEU MUNDO…

Não. Não é verdade. Não o deixei a título definitivo…aliás, foram várias as vezes em que pensei, reflecti imenso… e talvez até teria algo a dizer… mas fiquei-me pelo silêncio desses pensamentos…

A rotina de um curso de Enfermagem, principalmente no São João do Porto, é absolutamente medonha… não só pelas aulas em si, que conseguem dar-nos um nó no cérebro, mas pelas actividades praxísticas muito exigentes…

Desde o último post que fiz, imensas coisas que já me conseguiram marcar para o curso inteiro, se passaram. Coisas boas… mas sobretudo coisas muitos más, as quais lamento profundamente. Contudo não posso fazer nada para alterar o rumo das coisas… no passado fiz, e não me cabia a mim fazê-lo, e por conseguinte não vou correr o risco de perder a minha dignidade rebaixando-me por tentar saber o que vai na cabeça das pessoas intriguistas e medonhas que nos rodeiam ao longo da nossa vida académica…

Já tive imensas aulas… teóricas, teórico-práticas, e sobretudo práticas! Aspiração de secreções, nebulizações, oxigenoterapia, nebulizações com oxigenoterapia, inserção de sonda nasogástrica, administração de medicamentos via oral e tópica, venopunções, autocuidado - banho, etc…
As aulas têm sido mil e uma vezes mais enriquecedoras e produtivas do que no ano passado, talvez porque a pedagogia clínica está toda inserida neste ano, o que suscita imenso o autodidatismo e o interesse pelo estudo. No entanto, isto não tem sido “pêra doce” como se costuma dizer…

E porquê, perguntam vocês?

Porque o ser humano é um ser biopsicosociocultural, o que por conseguinte salienta o facto de que eu não posso estar nas aulas práticas sem deixar de pensar nos problemas (que os outros que dizem ser nossos amigos nos causam propositadamente) e outros aspectos adversos do meu dia-a-dia. E esses têm sido imensos, por muito que me custe a admitir.

No que diz respeito à praxe, confesso que poderia ser muito melhor, não fosse o “cliché” do facto do 2º ano poder usar um traje e praxar com ele, tenha subido à cabeça de certos colegas… De qualquer das maneiras, até agora, as coisas têm corrido tremendamente bem… temos sido bastantes originais, até porque a colheita de caloiros de 2005+1/2007 é toda da nossa autoria, e portanto queremos formar os maiores e melhores caloiros da ESEnfSJ! Dias temáticos como o do Travesti, o dia da Praia, o dia dos Países, o dia das músicas pimba, a Noite Negra, o BELO DO COMBOIO DO CALOIRO A AVEIRO… enfim… um sem fim de coisas que até ao fim do ano irão proporcionar momentos fantásticos aos caloiros por ser uma novidade para eles, e a nós, porque para além de nos revermos um pouco de nós neles todos, temos um orgulho imenso por eles estarem ao nosso abrigo…

E por falar nisso… tenho actualmente 7 afilhados… sim, é verdade! Sete… pensando de cabeça fria, é um número demasiado grande, tendo em conta que há colegas meus que não têm nenhum e gostariam de o ter. Mas a verdade é que esses meus colegas, também não aparecem tanto na praxe, não se mostram tanto, não dão tanto “deles próprios” como alguns doutores na praxe… e daí que os caloiros, sempre de queixo colado ao esterno por muito observadores e ouvintes que sejam, tenham sempre como “leque de escolha” na mente deles esses doutores…esses doutores que sacrificam o seu tempo de vida pessoal e de estudo para os praxar… para os tornar maiores e ainda melhores. E o pedido deles todos foi tão bem argumentado que eu também não tinha como dizer que não! =)

Élvio Mané (o bêbado que chegou emigrado directamente de Machico – Madeira!);
Sandra (a minha Guna preferida);
Joel (Milene!!!!!!);
Ricardo (o mais tísico de todos! =b);Daniela (a menina das sardas);
Filipa (a bela da “mulher da noite”);
E por último, a aquisição mais recente, a Joana Bifásica que chegou-nos da ESEnfCidade do Porto! Ela é…….. um doce seria a palavra mais apropriada…
Dura Praxis Sed Praxis, e portanto caros afilhados, não temam por mim, porque eu vou resistir a estes obstáculos "que algumas pessoas decidiram" por-me no caminho, e vou-vos baptizar à mesma...e terão uns nomes de praxe super engraçados e característicos vossos! =) E nisso podem confiar em mim... (pois temos que ser duros!)

Quanto à dimensão familiar… essa nem posso comentar… quanto à de “amigos”, mais comentada do que foi acima, não pode ser… e quanto à pessoal…ora bem, só essa é que vai correndo bem… e felizmente que essa corre bem, porque muito sinceramente acho que daria em doido se algo não estivesse a correr bem…
E corre bem porquê? Porque estou numa fase ZEN… preciso de tempo para mim, espaço para mim, e de me dedicar exclusivamente a mim… tenho 39h de aulas por semana, fora o tempo que passo em praxe… para além disso perco imenso tempo com as tarefas de casa… e por fim: o estudo! Sim, porque actualmente eu tenho estudado! E dado que falto ás aulas, tenho estudado os programas mais lentamente, o que me rouba AINDA MAIS tempo…
Sendo assim, vocês conseguem ter uma pequena noção do tempo que sobra para eu desfrutar de mim próprio ou com outra pessoa (ou com amigos, num cafezito!)… quase nenhum!

(Mas muito sinceramente, mesmo que tivesse um pouco mais, não tinha o dinheiro para tal, logo… era “igual ao litro”)…

Não quero fazer grandes reflexões… como disse ao princípio, as coisas estão de tal forma más, que pensar é um tormento para mim…

LIVROS! Enfiar-me nos livros é/será a solução… esqueço os problemas, poupo dinheiro e rentabilizo o meu tempo… melhor do que isto para mim, de momento, e dadas as condições é praticamente impossível…

Fiquem bem… fiquem em paz, e… AFILHADOS: vocês são o meu orgulho! =)

Lýdhveldidh_Ísland – “Takk” =)

Britannicus Intelectus

2 comentários:

Anónimo disse...

LOOOL!!
Não há maneira de descrever tão falsas palavras...
Dás o kê à praxe??
Ridicularizas o traje k vestes...Envergonhas a praxe e nada tens para ensinar aos caloiros, basicamente pk nao soubeste ser caloiro...
Sabs k ser palhaço, falso e ridiculo nao faz parte das coisas a ensinar em praxe??

De uma fã do doutor q se saltar mais parte uma perna!!

Anónimo disse...

Eu só te digo isto:
"WHAT GOES AROUND COMES AROUND"