My Visitor's Origins ;)

sábado, agosto 11, 2007

Jogos de Sabedoria

No inicio deste mês, passei uma noite de amena cavaqueira com a minha grande amiga Inês... :)

E posso dizer que foi uma noite quiça produtiva... quiça das melhores que tive.

Foi uma noite calma, repleta de cerveja, e acima de tudo, naturalidade e sinceridade. Foram momentos que me proporcionaram a que eu crescesse mais um pouco nesta humilde vida de mero ser humano.

Aprendi três jogos, cada um deles, sábio à sua própria maneira, e todos eles com lógicas muito simples...

- Jogo da Maionese:

Temos um frasco de maionese, para dentro do qual, introduzimos as "coisas da vida". Primeiro introduzimos as bolas, que representam as grandes coisas, como familia, amores. Seguem-se os fósforos, que representam um carro de estima, uma grande viagem. Posteriormente vem a areia, que é simbolizada pelo sorriso de uma criança que vemos na rua, por pequenos momentos agradáveis que nos marcam. E no fim, depois do frasco estar cheio... introduzimos o CAFÉ... por quê?! - perguntam vocês...
Porque depois de enchermos o frasco da maionese, ou seja, a nossa vida, há ainda sempre um pequeno espaço para tomar café com amigos que não vemos há muito tempo. :) Bela moral de história...
Note-se que se introduzirmos primeiro a "areia", depois as "bolas" não cabem. Toda esta alegoria para dizer que devemos dar valor às coisas elementares da vida, sem nos perdermos na futilidade do acessório. :)

- Jogo do Mestre do Escorpião:

Temos um Mestre do seu barco com o seu marinheiro, a navegar... quando avistam um escorpião que se está a afogar. O Mestre tenta ajudar o Escorpião a subir para o navio, de forma a salvá-lo. Por outro lado o escorpião, como ser irracional, apenas faz o que sempre costuma fazer: picar. E pica incessantemente o Mestre, enquanto este o tenta ajudar. Até que o marinheiro dirige-se ao seu Mestre e pergunta-lhe:
- Por que é que não pára de tentar ajudar o escorpião a subir, se ele não pára de o picar?
Ao que o Mestre responde-lhe:
- A função do escorpião é picar alguém, mas a minha é ajudar ESSE alguém.
Moral da história: não se admirem de verem sempre pessoas a "picarem" tudo e mais alguma coisa, e simultaneamente haver sempre alguém que nunca negue apoio para ajudar algo/alguém a "subir para o barco". :)

- Jogo da Serpente e do Pirilampo:

A Serpente encontra um Pirilampo, perseguindo-o incessantemente. Este, por sua vez, foge sem parar de brilhar...
Passa-se um, passam-se dois, três dias sem parar... até que o Pirilampo, exausto, pára e diz:
- Sei que me vais matar, mais primeiro posso fazer 3 perguntas?
- Tudo bem. - diz a cobra.
- Fiz-te algum mal? - pergunta o Pirilampo amedrontado.
- Não. - diz a Serpente com sarcasmo.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Então por que me queres matar?
- Porque simplesmente não gosto de te ver "brilhar".

O mundo está cheio de "serpentes" que fazem de tudo para não nos fazer "brilhar" apenas por razões idiotas.
Cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para que o "brilho" permaneça, independentemente das investidas alheias.

Paralelamente a esta noite em que reservei um café com a Inês, pensava sobre a seguinte questão: "Será o fim de um mês?"
Não "será"... Foi. Foi o fim dum excelente e atribulado mês, repleto de emoções e sensações de todos os tipos. Jamais te esquecerei. Obrigado por tudo: alegrias, tristezas, choros, risos, mágoas, orgulho ferido...
Obrigado.
Contigo aprendi...
Contigo cresci...



E pronto... por hoje é tudo...

Fiquem bem.
Fiquem em paz. [[ ]]

Sem comentários: