My Visitor's Origins ;)

terça-feira, fevereiro 06, 2007

"Avaliação"...Que palavra horrivel...=S

Avaliar... algo tão fácil e dificil ao mesmo tempo... tão fácil para professores que nos querem "arrumar p'ra canto num instante" e tão dificil para os que se esforçam em ser justos...

Avaliar... algo tão horrivel para alguns alunos e óptimo para outros (os marrões)...LOL
Avaliar... algo tão subjectivo... e que por muito que tentem mudar os seus métodos, o factor negativo "subjectivdade" é presença constante!...

Poças... =S

Parafraseando uma artista de renome internacional, "all I can do is try"... e a verdade é mesmo essa...é que só podemos tentar... podemos não conseguir, mas de qualquer das maneiras fica registado o esforço feito por alcançar determinado objectivo...
Só que esse "de qualquer das maneiras fica registado o esforço" por vezes é uma treta... porque tentamos e sentimos uma necessidade intensa de alcançá-LO... e não conseguimos... e continuamos a tentar...e continuamos a fracassar...
E o que sucede?
Entra-se em conformismo... começa-se a "tentar por tentar", perde-se a volição, entra-se numa filosofia do tipo laissez-faire...
Porquê? Porque simplesmente à medida que o tempo passa, a pessoa começa a aperceber-se que o seu esforço tem sido em vão...
E no fim deste ciclo, a vida da pessoa resume-se a isso...a uma volição nula, sem objectivos/metas estipuladas, e sem expectativas acerca de nada...
Confesso que começo a sentir-me assim neste momento...
Talvez seja devido ao estudo intensivo que eu os meus colegas temos vindo a ser sujeitos devido aos exames... ou talvez seja algo mesmo assertivo... =S
Isto porque batalhamos tanto para uma coisa, tanto eu como os meus colegas... e no fim de tudo a recompena que temos é um chumbo... ou uma nota miserável que terá repercussões negativas a longo prazo... e a realidade é que qualquer um dos meus colegas, inclusive eu, temos imensas capacidades, e ainda somos castigados por isso!
Não será de admirar portanto, que devido ao que foi dito inicialmente, os alunos comecem a entrar num ritmo de "nem vale a pena estudar, porque vou chumbar na mesma..."...(Porque há imensas coisas que nós diariamente temos de saber "na ponta da lingua", caso contrário, nem valeria a pena irmos para as aulas práticas =S... e olhem que não são tão poucas coisas quanto isso, dados os conteúdos das Práticas estarem intimamente associados às Teóricas)...
Sim, sim... eu sei, pode-vos parecer um pouco egocentrismo adolescente a mais...
Mas não é. Digo isto porque me acontece a mim e a todos os que me rodeiam no meu meio...
E depois disto tudo entra o mito do "São João"... "Ah e tal, é natural sermos assim corridos com más notas, mesmo sabendo imenso, porque os níveis de exigência, são extremamente grandes!"...
Mas eu quero lá saber disso! Eu quero é saber de notas justas... quero ver notas boas para quem estuda imenso e demonstra capacidades!... Sim, porque muitas vezes acontece que o aluno que não sabe "nada" até arriscou e inventou em algumas perguntas e passa à cadeira, e o pobre coitada que perdeu horas de vida de lazer, e até mesmo de sono, a marrar fortemente, chumba!
Enfim... mas isto vai continuar assim ao longo de todo o percurso escolar... e não há nada a fazer...
Foi um mero desabafo... =)*
Fiquem bem...Fiquem em paz.... [[[]]]

Sem comentários: