My Visitor's Origins ;)

sexta-feira, julho 28, 2006

Até sempre... padrinho...

A verdade dói… mas é eficaz… há dois meses (e tu bem te lembras...) que já me estava a mentalizar de que aquela pessoa que considero como um modelo a seguir (e não me importo que penses que é um disparate meu achar isso), ia-se embora… mas não conseguia aceitá-lo. Achava que era demasiado injusto para mim começar logo no meu ano de caloiro a perder pessoas pelas quais tenho uma extrema admiração… Tive um percurso tremendamente difícil, sem querer menosprezar o passado dos outros, e finalmente agora que me sentia melhor, com verdadeiros amigos, começo logo por perdê-los… perdoa-me por ser egoísta, amigo, mas também estou no meu direito…

Enfim, hoje teve de ser… e foi. Era manhã cedo e eu todo aperaltado para dizer um simples “Adeus… foste das melhores coisas que me aconteceu até hoje, padrinho. Tenho muito orgulho em ti.”… Porém, a minha realidade é que isso não era assim tão simples, e portanto fui adiando a minha tristeza para depois… e depois…e depois.
Era já tarde para mim… e eu não queria ir… mas lá arranjei coragem depois de ver a tua página no livro de curso, e… pronto.

Era uma vez…
Era uma vez uma grande estaca que fala português no gerúndio (à brasileiro) que apanhou uma bebedeira no jantar de caloiro e cujo cartão Multibanco não funcionava no acto de pagamento… Eras (és) açoriano, mostraste-te simpático e prestável… logo aí mostraste boa impressão. Ajudei-te então a pagar a conta, e logo aí criou-se um laço… um laço construído por álcool e cartões rascas…

E as coisas foram-se passando… e os mesmos laços evoluindo… e a tua postura para mim revelou-se de tal maneira que como te tinha dito no meu pedido para seres meu padrinho, seria um parvo se não te pedisse para fazeres parte da minha vida académica e da minha caminhada (ascendente?) enquanto jovem adulto…
Os momentos ficam… as apresentações… as despedidas… enfim…tudo fica!
E como tal, não podia deixar de escrever esta carta… como forma do meu apreço por ti rapaz. Conhecemo-nos, construímos algo que nem toda a gente tem capacidade para o fazer, mas como tudo na vida, há um momento em que as coisas cessam… e para nós o ciclo fechou. Sei que posso contar contigo para certos e determinados momentos (e acho que tu também tens noção de que podes contar comigo, apesar de não o fazeres) mas tanto tu como eu sabemos que não vai ser a mesma coisa… e que infelizmente na vida as coisas vão-se esvanecendo com o passar do tempo.

Mas uma coisa digo-te: pode passar o tempo que passar, MAS LONGE DA VISTA, PERTO DO CORAÇÃO…

Obrigado Paulo, obrigado do fundo do coração por fazeres um esforço na tua vida solitária para tentares fazer de mim uma pessoa melhor, seja como aluno caloiro, seja como pessoa íntegra.

Obrigado por teres a capacidade de ler nas entrelinhas algumas das coisas que te dizia e que apesar de não dizeres nada (ou não poderes fazer nada sobre isso) entendia-la(s) na perfeição…

Obrigado por me teres aceitado da forma que eu sou… e acredita que isso não é fácil…

Obrigado por seres tu…

Obrigado por não te esqueceres de mim…

Quero que saibas que farás imensa falta de futuro… já não vou ter nenhum finalista tipo estaca morena, com sorriso de tétano para gozar! Já não vou poder desfrutar da bela da tua companhia e de uma conversa (sempre interessante com aqueles silêncios “tipo meditadores” teus pelo meio) fumando um belo dum cigarro (os quais vamos ter de deixar e é para breve)…
Não só por isto, mas por muito mais – que nem tenho palavras para descrever (nem quero, pois se o fizesse tiraria alguma da beleza do sentimento) – quero que saibas que estou aqui para o que der e vier, e sempre que venhas ao continente tenho as minhas portas abertas para ti…

Padrinho ontem, companheiros hoje, amigos para sempre…
Para mim, estás no mais alto dos pedestais, e podes acreditar piamente nisso. Nunca te esquecerei padrinho.
Mais uma vez, obrigado… e um grande bem haja para ti…

QUE O MELHOR DO TEU PRESENTE SEJA O PIOR DO TEU FUTURO!

Do teu afilhado e amigo,

João “São” Pedro Rocha

4 comentários:

Jobim disse...

Enormemente sentida a carta de "despedida", João. Gostei imenso de a ler.

abraço

* Ju * disse...

ola!!! descobri o teu cantinho, e vim conhecer, e não podia encontrar homenagem melhor... já me puseste a chorar (eu sei, sou uma maria madalena, mas olha...!!) linda homenagem, e lindo padrinho que escolheste :) dou que conheço do Paulinho, que não é muito, só tenho a dizer coisas boas... é extremamente humilde, amigo, prestável, atencioso, divertido, companheiro...e não tem maldade em nada, ve-se isso... é uma pessoa especial, e que agora vai seguir o caminho por que se esforçou durante 4 anos... é assim, as pessoas vem e vão, mas ficam no coração. e se ficam, é porque nos marcaram, foram especiais, e porque o que aconteceu foi bom, senão não deixava saudade... tens mais tres anos pela frente, e vais encontrar muitos amigos que te vão fazer feliz, vais ver ;) desejo-te tudo de bom, e agradeço-te já agora (porque nao tive oportunidade de o fazer) por fazeres parte do meu ano de caloira... és como o teu padrinho: simples, divertido, umuito querido e muito muito boa pessoa :) OBRIGADA*

Beiju muito grande para ti, e boas férias* daqui a um m~es lá nos encontramos ;)***

Anónimo disse...

Hello there my friend I haven't heard from you in a while. I hope everything is all right, and I hope to hear from you. Your far away friend! Besos!

Anónimo disse...

Olá! Eu so cá vim para te dizer q realmente estas pessoas sabem o que dizem...as pessoas marcam-nos, pelas coisas boas e pelas más...mas há tb aqueles de quem nem o nome lembramos ouvir! se calhar é isso que nós temos, se calhar nunca mais me vais dar uma oportunidade de te marcar...se calhar é assim, o meu tempo passou...ainda assim queria pedir te uma segunda, ou mesmo terceira (n sei bem) oportunidade! Mostrei te q posso ser diferente, fiz te acreditar no meu amor, e talvez numa atitude infeliz e impensada, numa frase tola, palavras soltas q n consigo manter dentro da p*** da boca fiquei sem ti! estou a sofrer, o dia correu muito mal, n paro um segundo q seja sem ter a cabeça as voltas...perdoa-me, desculpa-me, vamos tentar ser felizes! esta vida é cruel, maltrata-nos, porque temos sempre de fugir da felicidade? temos muitas arestas a limar, mas podiamos fazer o caminho, o percurso, a dois...tudo era tao mais simples (e sabes como n gosto de coisas simples, mas esta queria q assim fosse). Acabaste de entrar no msn, por isso vou correr atras daquilo q me pode fazer feliz...TU! Beijo enorme!